quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mais uma noite ganha!

Boa noite, hoje venho por meio desta, comunicar vos minha última descoberta astrônomica... pufff
O negócio é o seguinte... eu vi Júpiter, SIM, ele existe!
Minha ultima aquisição foi um telescópio 900mmx60mm refractário, mais básico impossível, mas lindo! Então desde Fevereiro ganho algumas noites observando os astros, perdendo o fôlego com algumas observações, e aprendendo muito sobre nosso universo, não sobre sua infinita dimensão ou sobre suas forças divinas, mas sim sobre seu feeling e, acima de tudo, que ele existe!
Sim, pois números são terríveis agentes que deturpam nosso conhecimento, que não nos dão a verdadeira noção dos fatos, da coisa como ela é. Exemplo: a passeata dos 100 mil, realizada no rio de Janeiro em 1968, os números desse evento significam algo perto do que realmente foi? NUNCA. Roger Waters Live in Morumbi no dia 24 de Março de 2007, dizer que 45 mil pessoas estiveram vibrando ao som de pink floyd significa algo perto do que realmente foi? JAMAIS.
Pois é exactamente isso que digo, saber que Júpiter tem 2,5 vezes mais massa do que todos os outros planetas tomados em conjunto, de tal forma que o seu baricentro com o Sol se localiza acima da superfície solar (a 1,068 raios solares do centro do Sol). Tem 318 vezes mais massa do que a Terra, um diâmetro 11 vezes superior ao terrestre e um volume 1300 vezes maior que o da Terra, é incrível, mas não chega nem aos pés, de alguns minutos atrás, quando repousei minhas nádegas ao assento, me inclinei de forma a olhar pela lente 20mm do meu telescópio, regular o foco, e ver, com esses meus olhos azuis, Júpiter, suas 4 maiores luas e sua listra.
Não cheguei a tirar uma foto, mas essa imagem chega perto do que eu vi pela lente, ver ele pessoalmente foi incrivel.
E da mesma forma que Júpiter me surpreendeu, fiquei pasmo ao ver Saturno e seus anéis, o cruzeiro do sul e seu sistema binário, Marte é sem graça...

Enfim... astronômia amadora é fascinante!


agora vou dormir que amanhã é escalada!!

Um comentário:

Ivo Minikowski disse...

Juan, não sei se tu conheces a minha real fascinação. Astronomia/Astrofísica.

Não escolhi a USP por ser melhor que as outras, escolhi, por me oferecer habilitação, matérias, e telescópios/planetários de astronomia. O que mais sonho, desde que eu era uma criança no pré, e via filmes do [autor do livro de geografia, que não me recordo o nome].

A astronomia é imensamente grande!

O conhecimento da maioria, é insuficiente pra aceitar a grandeza do que vivemos!

TELESCÓPIO???

CARALHO, u deixei de ir pra porto seguro, SÓ pra ganhar um, que infelizmente, devido a complicações financeiras, nunca recebi. Mas, Julho nos Aguarda, sim, ele nos AGUARDA!